Dia 19 de fevereiro de 2017, à zero hora, termina o horário de verão, termina amanhã. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
Não confunda o fim do horário de verão com o fim do verão, a estação do ano. O que termina neste fim de semana é o horário de verão. A estação do ano, verão, começou no dia 21 de dezembro de 2016 e vai até o dia 20 de março de 2017. O dia e o horário do início e fim das estações do ano são feitos por cálculos matemáticos astronômicos e podem ser conhecidos com muitos anos de antecedência. Quais são as mudanças que nosso corpo sente com a mudança de horário? Muitas pessoas sentem alguns incômodos no fim e no começo do horário de verão. A diferença de 1 hora nos relógios físicos, para mais ou para menos, altera o relógio biológico, o que causa um desconforto. É comum sentirmos mais sono de manhã cedo nos primeiros dias depois do fim do horário de verão. Especialmente nos estados do Sul e do Sudeste, a partir deste domingo, 19, por volta das 6 horas da manhã, o dia já estará claro, o que não vinha acontecendo nos últimos dias. Por exemplo, o sol nasce às 6h56 no sábado, 18, com o horário de verão. No domingo, 19, o sol nasce às 5h57, sem horário de verão. Por que o Brasil adota o horário de verão? O horário de verão é adotado para economizar energia. A ideia é fazer com que as pessoas aproveitem mais a luz natural do sol, o maior número de horas de dia que se tem durante os meses de verão. Com ou sem o horário de verão, nos estados do Sudeste, do Centro-Oeste e especialmente do Sul, número de horas de sol aumenta naturalmente nos meses de verão, pois é quando temos a maior diferença entre o horário do nascer e do por do sol. Com o horário de verão, começamos a usar a luz artificial mais tarde e assim o pico de maior uso de energia elétrica é melhor distribuído diminuindo o risco de um colapso do sistema energético. O dia do começo e do fim do horário de verão não é determinado pelos meteorologistas e nem pelos astrônomos. O horário de verão é determinado pelo governo federal. O decreto número 6558, de 8 de setembro de 2008, determina que o horário de verão no Brasil começa sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro.
O horário brasileiro de verão é a alteração da hora oficial, em algumas regiões do país, por um período determinado, em uma hora, sendo que no seu término os relógios são atrasados em uma hora. O horário de verão é uma determinação da presidência da república através da Casa Civil com o decreto Nº 6.558, de 08 de setembro de 1988. O decreto determina que o horário de verão deverá ser encerrado no terceiro domingo de fevereiro, exceto se for o domingo que antecede o carnaval que então deverá ser encerrado no domingo seguinte.