Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em alusão a data a secretaria municipal de saúde (semusa) faz um convite especial aos laranjeirenses, na próxima quarta-feira (16), será realizado em Guarapuava um mutirão para doação de sangue. A ação é uma parceria da Prefeitura de Laranjeiras do Sul e o Hemocentro de Guarapuava, todas as pessoas que podem ser doadores estão convidadas a participar do ato solidário, a semusa disponibilizará transporte a todos os doadores.
De acordo com o secretário de saúde, Fabiano Popia, o objetivo da campanha é salvar vidas. “Doar sangue é doar vida. Quem possa doar sangue é se ajudar no futuro, pois ninguém está livre de precisar de sangue e, isso é muito importante, a conscientização da população para doar sangue. A secretaria de saúde vai disponibilizar o veículo para levar os doadores, fazemos um pedido especial pois no final de ano sempre temos campanhas para doação pois acontecem muitos acidentes no período de férias e, acaba faltando os estoques de sangue”.
De acordo com a assistente social da secretária municipal de saúde, Zilda Guerra, quanto mais doadores aparecerem, melhor, já que o sangue tem um prazo de validade, por isso é importante ter uma reserva. “A nossa campanha mensal depende dos doadores, das pessoas se disponibilizarem e estarem indo até Guarapuava, sabemos da necessidade das pessoas que precisam de sangue, por isso temos que continuamente repor os estoques de sangue. Por isso pedimos que as pessoas que ainda não foram doadores, que sejam, que participem, pois precisamos de doadores”.
Tipo O-
O sangue do tipo O negativo é considerado raro. A pessoa que tem este tipo sanguíneo é um doador universal e pode doar para qualquer outra pessoa. O problema é que ela só pode receber sangue O negativo e com o estoque baixo fica difícil atender a demanda.
Marina Furlan, fisioterapeuta da semusa, sempre participa das campanhas de doação de sangue, ela é O- e destaca a importância da doação. “Eu comecei a doar sangue a partir do momento que comecei a trabalhar na secretaria de saúde. Trabalhando nesse meio vemos como é importante. Todos que podem ser doadores, façam esse gesto de solidariedade, pois com uma doação apenas pode acabar salvando quatro vidas”.
Juliana Pavlak
Jornalista