Durante a Operação Eleições, desencadeada pela Polícia Militar do Paraná, foram registrados 294 ocorrências e 211 encaminhamentos em todo o estado. Desde às 8 horas de sábado (1º/10) até às 20h30 de domingo (02/10) foram desenvolvidas ações com o objetivo de intensificar o policiamento e coibir crimes ou delitos eleitorais. Em todo o Paraná a PM atuou com 9.948 mil militares estaduais que estiveram presentes nos colégios eleitorais garantindo a segurança da população.
As equipes policiais atenderam 294 ocorrências em todo o Paraná, sendo registrados 20 atendimentos por compra de voto; três por uso de som, comício, carreata e etc; 93 por boca de urna; 35 por divulgação de propaganda eleitoral; oito por transporte irregular; 108 por outros crimes eleitorais, previstos na lei eleitoral, e 27 situações de outras naturezas (rixa, lesão corporal, tumulto, ameaça, todas relacionadas com as eleições). Também foram apreendidos 1.983 materiais, sendo 1.957 santinhos/ panfletos, uma faixa, uma bandeira, 17 adesivos, três veículos e quatro brindes no geral.
OCORRÊNCIAS - O 1º Comando Regional da PM (1º CRPM/Curitiba) registrou 18 ocorrências, sendo seis atendimentos por boca de urna; um por divulgação de propaganda eleitoral; seis por outros crimes eleitorais, previstos na lei eleitoral, e cinco situações de outras naturezas (rixa, lesão corporal, tumulto, ameaça, todas relacionadas com as eleições).
O 2º Comando Regional da PM (2º CRPM/Londrina e região) registrou 57 atendimentos, sendo cinco por compra de voto; três por uso de som, comício, carreata e etc; 30 por boca de urna; seis por divulgação de propaganda eleitoral; um por transporte irregular; 11 por outros crimes eleitorais, previstos na lei eleitoral, e uma situação de outra natureza (rixa, lesão corporal, tumulto, ameaça, todas relacionadas com as eleições).
O 3º Comando Regional da PM (3º CRPM/Maringá e região) registrou 100 atendimentos, sendo quatro por compra de voto; 28 por boca de urna; 16 por divulgação de propaganda eleitoral e 52 por outros crimes eleitorais, previstos na lei eleitoral.
O 4º Comando Regional da PM (4º CRPM/Ponta Grossa e região) registrou 55 atendimentos, sendo quatro por compra de voto; 12 por boca de urna; cinco por divulgação de propaganda eleitoral; quatro por transporte irregular; 13 por outros crimes eleitorais, previstos na lei eleitoral, e 17 situações de outras naturezas (rixa, lesão corporal, tumulto, ameaça, todas relacionadas com as eleições).
O 5º Comando Regional da PM (5º CRPM/Cascavel e região) registrou 40 atendimentos, sendo cinco por compra de voto; um por boca de urna; seis por divulgação de propaganda eleitoral; um por transporte irregular; 25 por outros crimes eleitorais, previstos na lei eleitoral, e duas situações de outras naturezas (rixa, lesão corporal, tumulto, ameaça, todas relacionadas com as eleições).
O 6º Comando Regional da PM (6º CRPM/Região Metropolitana e litoral) registrou 20 atendimentos, sendo um por compra de voto; 16 por boca de urna; um por divulgação de propaganda eleitoral; e uma situação de outras naturezas (rixa, lesão corporal, tumulto, ameaça, todas relacionadas com as eleições).
As unidades especializadas da PM registraram quatro atendimentos, sendo um por compra de voto; dois por transporte irregular e um por outros crimes eleitorais, previstos na lei eleitoral.
DESTAQUES - Em uma das situações de destaque, a PM encaminhou três pessoas em Umuarama, região Noroeste do estado, após serem flagradas com R$ 13,2 mil em dinheiro, 37 comprovantes de abastecimentos com 10 litros cada, uma lista com nomes e números de títulos de eleitores, vários panfletos e adesivos.
Já em Curitiba um homem vestido de Papel Noel foi encaminhado ao Fórum Eleitoral, pois estava distribuindo balas dentro do local de votação e promovendo desordem no pleito eleitoral. Também na Capital do estado, no bairro Boqueirão, os policiais receberam uma denúncia de que uma candidata estaria fazendo boca de urna. A equipe policial acompanhou o oficial de justiça e no local a mulher foi abordada, sendo encaminhada ao Fórum Eleitoral.
ENCAMINHAMENTOS - O 1º Comando Regional da PM (1º CRPM/Curitiba) foram 13 encaminhamentos, sendo nove Termos Circunstanciados e quatro flagrantes; o 2º Comando Regional da PM (2º CRPM/Londrina e região) teve 41 encaminhados, 40 por TC e um por flagrante; o 3º Comando Regional da PM (3º CRPM/Maringá e região) lavrou 46 TCs; o 4º Comando Regional da PM (4º CRPM/Ponta Grossa e região) teve 26 encaminhamentos, dos quais 15 por TC e 11 por flagrante; o 5º Comando Regional da PM (5º CRPM/Cascavel e região) encaminhou 66 pessoas, sendo 51 por TC e 15 por flagrante; o 6º Comando Regional da PM (6º CRPM/Região Metropolitana e litoral) encaminhou 18 pessoas por TCs e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) lavrou um TC.
PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS ATÉ ÀS 18 HORAS:
ITAIPULÂNDIA – A equipe policial do 14º BPM foi informada de que uma fiscal de coligação estava abordando eleitores na frente da Escola Municipal Carlos Gomes, em Itaipulândia (PR). A mulher teria sido filmada realizando o ato e foi encaminhada ao Fórum Eleitoral.
ASSIS CHATEAUBRIAND – Um homem, que seria candidato a vereador, foi encaminhado por policiais militares do 19º BPM à 48ª Delegacia Regional de Polícia por fazer boca de urna em local de votação.
RIO BRANCO DO IVAÍ – Os policiais da 6ª CIPM foram acionados pela Juíza da comarca de Grandes Rios para verificar uma situação de distribuição de vales combustível em um posto. No local foram apreendidos 188 vales de abastecimento totalizando 1.365 litros de combustível em quantidades de 5, 10, 20 e 30 litros. Um homem, 54 anos, foi conduzido às autoridades.
INÁCIO MARTINS – Uma fiscal entrou em contato com a PM e informou que havia encontrado, em frente a porta do colégio, uma sacola plástica com aproximadamente 48 títulos de eleitor de outras cidades. Os policiais da 8ª CIPM fizeram o recolhimento dos documentos e entregaram na delegacia.
PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS ATÉ ÀS 14H30 DE 02/10:
CURITIBA – No Colégio Estadual Santo Agostinho, no bairro Boqueirão, os policiais receberam uma denúncia de que uma candidata estaria fazendo boca de urna. A equipe policial acompanhou o oficial de justiça e no local a mulher foi abordada, sendo encaminhada ao Fórum Eleitoral.
PIRAQUARA – Os policiais do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD) acompanharam um funcionário do TRE que notificou nove veículos por estarem com propaganda irregular (adesivos), parados sem a presença do condutor. Ninguém foi encaminhado, porém os proprietários dos automóveis serão notificados.
GUARAPUAVA – Após denúncias, por volta das 12h05, de que um veículo estava transportando eleitores e fazendo boca de urna, os policiais efetuaram a abordagem e apreenderam 200 santinhos, panfletos de candidatos e um caderno com anotações com nome de pessoas e valores. Na ação que aconteceu em Guarapuava um homem foi encaminhado à Polícia Federal.
CORBÉLIA – Os militares estaduais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) abordaram, por volta das 11h20, em Corbélia (PR), um veículo Strada, no qual estava sendo transportado um eleitor. No carro foram encontrados 321 santinhos de um candidato. Dois homens foram levados, juntamente com o material, à 49ª Delegacia Regional de Polícia.
SANTA LÚCIA – Os policiais do 6º BPM flagraram um homem fazendo o transporte de pessoas em um táxi até o local de votação. O veículo seria de um candidato, sendo o responsável encaminhado.
TOLEDO – A equipe do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) foi abordada, por volta das 11h, por um delegado de partido, o qual informou que algumas pessoas estariam fazendo boca de urna em uma zona eleitoral de Toledo (PR). Os policiais fizeram buscas nas proximidades, mas os suspeitos não foram localizados.
BORRAZÓPOLIS – Um homem, de 35 anos, foi conduzido por policiais militares da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM) por fazer boca de urna. A equipe da PM recebeu uma denúncia do crime eleitoral nas imediações do Colégio Castelo Branco, em Borrazópolis. O suspeito foi abordado e com ele apreendidos 132 santinhos.
DOUTOR CARMARGO – Os policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) encaminharam duas pessoas, uma delas seria um candidato, à Polícia Federal após uma denúncia de compra e venda de votos. Um material teria sido apresentado à PM como prova do crime eleitoral, sendo o dinheiro usado na situação apreendido.
SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – Os policiais do 2º BPM deram apoio a uma Promotora de Justiça para verificar uma denúncia de que um caminhão estava sendo usado para fazer a entrega gratuita de doces. Após patrulhamento, a equipe efetuou a abordagem e no veículo encontrou dois homens e uma criança. Os suspeitos foram encaminhados à delegacia.
PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS DAS 8H DE 1º/10 ATÉ ÀS 11H DE 02/10:
CURITIBA – Já no sábado (1º/10), por volta das 17h30, dois adolescentes, ambos de 11 anos, foram encaminhados pelos policiais militares ao Conselho Tutelar por danificarem uma urna eletrônica em um colégio na Cidade Industrial de Curitiba. De acordo com o Subcomandante do 23º BPM, major Cézar Kister, a dupla teria usado facas para serrar os cadeados para entrar na instituição de ensino.
Em seguida os meninos jogaram álcool em gel na urna e no sistema de identificação. A dupla foi flagrada pela PM. O Conselho Tutelar foi chamado para acompanhar os adolescentes e o TRE acionado para fazer a troca dos equipamentos.
Por volta das 5h30 deste domingo (02/10) duas pessoas foram encaminhadas ao Fórum Eleitoral por fazerem panfletagem na área do Colégio Estadual Prof. Brasílio Vicente de Castro, na Cidade Industrial de Curitiba. Em outra situação, por volta das 8h33, um homem foi conduzido por fazer boca de urna nas proximidades do Colégio Jayme Canet, no Bairro Xaxim.
No Novo Mundo, um homem vestido de Papel Noel foi encaminhado ao Fórum Eleitoral, pois estava distribuindo balas dentro do local de votação. O mesário solicitou apoio da PM, pois ele estaria promovendo desordem e atrapalhando o andamento do pleito eleitoral.
RMC – Ainda pela manhã, a equipe policial conduziu um homem à delegacia pelo crime eleitoral de boca de urna no Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, no Bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
UMUARAMA – A PM encaminhou três pessoas ao 7º Distrito Policial por descumprir a proibição do artigo 5 da Lei Eleitoral. A ação aconteceu por volta das 3h30 de domingo (02/10), no Colégio Estadual Hilda Trautwein Kamal, em Umuarama, região Noroeste do estado. Os policiais militares avistaram um veículo Corola, de cor cinza, com três pessoas no seu interior em atitude suspeita.
Após a abordagem a equipe policial encontrou R$ 13,2 mil em dinheiro, 37 comprovantes de abastecimentos com 10 litros cada, uma lista com nomes e números de títulos de eleitor, vários panfletos e adesivos. O trio foi encaminhado, juntamente com os materiais, à 7ª Subdivisão Policial.
OPERAÇÃO - Durante a Operação Eleições, a Polícia Militar do Paraná atuou por meio dos Comandos Regionais e do Comando do Corpo de Bombeiros, desenvolvendo ações em todos os 399 municípios do Paraná. Os policiais militares fizeram o policiamento presença nos locais de votação com a participação de outros órgãos de segurança pública e de fiscalização com o objetivo de garantir e preservar a segurança pública no território paranaense nas eleições.
CURITIBA - A Operação Eleições contou com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a SETRAN que atuaram juntas zelando pela tranquilidade pública e pela integridade das urnas eletrônicas, através do policiamento nos locais de votação. Ao todo, na Capital do estado foram 414 locais de votação, sendo 166 escolas municipais que contaram com o auxílio da Guarda Municipal para segurança patrimonial, bem como nas instalações do TRE-PR e Fórum Eleitoral.
EFETIVO – Durante o pleito eleitoral cada um dos seis Comandos Regionais da PM contou com um número de efetivo policial que foi dividido nas zonas eleitorais (todos os municípios), além de suas cidades sedes. O 1º Comando Regional da PM (1º CRPM/Curitiba) usou um efetivo de 2.050 policiais militares em todas as suas áreas de votação. O 2º Comando Regional da PM (2º CRPM/Londrina e região) contou com 1.945 policiais militares; o 3º Comando Regional da PM (3º CRPM/Maringá e região) teve 1.708 policiais militares; já o 4º Comando Regional da PM (4º CRPM/Ponta Grossa e região), por sua vez, contou com 1.203 policiais militares; o 5º Comando Regional da PM (5º CRPM/Cascavel e região) usou um efetivo de 1.612 policiais militares e no 6º Comando Regional da PM (6º CRPM/Região Metropolitana e litoral) foram 1.430 policiais militares.
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Jornalista PMPR